Vantagens em contratar

Contratar consultores para acelerar e dinamizar os negócios já é uma pratica realizada pelas grandes organizações. As pequenas e médias empresas estão iniciando adoção dessa prática em suas culturas, pois perceberam que esses profissionais podem auxiliar a promover várias mudanças necessárias dentro da organização.

Há vários benefícios. O consultor ajuda a organizar, planejar e executar a estrutura da empresa de forma mais ágil, além de apontar as áreas que precisam de melhorias e fazer as adaptações necessárias. E isto tudo, claro, resulta em crescimento direto dos resultados financeiros da empresa.

Veja algumas vantagens de contratar uma consultoria de gestão para sua empresa:

1 – Renovação
A consultoria traz novos conhecimentos e experiências de outros clientes. Isso dá uma visão externa, baseada em outros projetos, para resolver o problema que você enfrenta;
2 – Disponibilidade
O consultor se dedica exclusivamente ao projeto contratado, enquanto o pessoal interno tem outras tarefas e não consegue focar nos problemas específicos;
3 – Neutralidade
Os consultores querem gerar resultados, sem se envolver em disputas ou concorrências por cargos na empresa;
4 – Tempo
O consultor tem que cumprir os prazos definidos para o projeto acordado com o cliente. Isso agiliza o esclarecimento e a resolução dos problemas;
5 – Foco
Por ser uma pessoa de fora e sem os “vícios” da empresa, o consultor faz um diagnóstico mais rápido e direto dos problemas;
6 – Escopo
Consultores trabalham com projetos e objetivos claros, o que facilita o controle e garante o sucesso;
7 – Iniciativa sem medo
Os colaboradores internos podem ter algumas emoções que interferem nas decisões difíceis, pois têm relacionamentos mais longos com as pessoas da empresa. Já a consultoria de gestão é mais racional, o que ajuda nessas situações;
8 – Economia
O vínculo temporário com os consultores é mais barato do que a contratação de um especialista, que pode se tornar desnecessário depois de um tempo;
9 – Motivação extra
A consultoria dá um impulso extra, mais focado, para que as mudanças aconteçam de verdade;
10 – Melhoria nas relações empresa/colaborador
Além do gestor de cada setor, o consultor também é um porta-voz da organização junto aos colaboradores e isso mostra que a empresa se preocupa com a melhoria contínua, que impacta nos resultados financeiros como vimos antes.